Lendas & Calendas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Lendas & Calendas

Fórum dedicado a algumas belas histórias e curiosidades dos países de língua portuguesa.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Pinturas...
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptyQui Abr 30, 2020 10:52 pm por Admin

» Falar é facil
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptyDom Dez 11, 2016 8:18 pm por Contos Infantis

» Pintores...
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptyTer Jun 14, 2016 7:09 pm por Admin

» Lenda da Serra do Nó (Viana do Castelo)
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptyDom Nov 09, 2014 10:39 pm por Admin

» A gaivota que não queria ser
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptyTer Ago 14, 2012 3:12 pm por Contos Infantis

» Vida Depois da Morte...
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptyQua maio 02, 2012 11:10 pm por Admin

» Café em Roma...
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptyQua Mar 14, 2012 4:07 pm por Admin

» O Criador de Galinhas...
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptySeg Mar 12, 2012 8:59 pm por Admin

» Pobres Monges...
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptySex Fev 24, 2012 8:13 pm por Admin

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum

Parceiros








 

 Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro)

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 412
Data de inscrição : 11/01/2009

Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) Empty
MensagemAssunto: Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro)   Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro) EmptyQui Abr 23, 2009 2:56 pm

A pouco mais de um quilómetro da vila de Vagos, situada num local campestre, pitoresco e aprazível, convidativo à oração, fica a ermida de Nossa Senhora de Vagos cheia de história e tradição.

Consta que antes do actual santuário, existiu outro a dois quilómetros deste de que há apenas vestígios de uma parede bastante alta, denominada «Paredes da Torre», cercada presentemente por densa floresta mas de fácil acesso. Tradições antigas com várias lendas à mistura, dizem que perto da praia da Vagueira naufragou um navio francês dentro do qual havia uma imagem de Nossa Senhora que a tripulação conseguiu salvar e esconder debaixo de arbustos que na altura rareavam no areal.

Dirigindo-se para Esgueira, freguesia mais próxima, a tripulação contou o sucedido ao Pároco que acompanhado por muitos fiéis, veio ao local onde tinham colocado a imagem, mas nada encontrou. Dizem uns que Nossa Senhora apareceu a um lavrador indicando-lhe o sítio onde se encontrava o qual aí mandou construir uma ermida; dizem outras que apareceu em sonhos a D. Sancho primeiro quando se encontrava em Viseu que dirigindo-se ao local e tendo encontrado a imagem, mandou construir uma capela e uma torre militar a fim de defender os peregrinos dos piratas que constantemente assaltavam aquela praia. Mas parece que a primeira ermida e o culto da Nossa Senhora de Vagos datam do século doze.

O que fez espalhar a devoção a Nossa Senhora de Vagos foram os milagres que se lhe atribuem. Entre eles consta a cura de um leproso, Estevão Coelho, fidalgo dos arredores da Serra da Estrela que veio até ao Santuário. Ao sentir-se curado além de lhe doar grande parte das suas terras, ficou a viver na ermida, vindo a falecer em 1515. É deste Estevão Coelho, que conta a lenda ter quatro vezes a imagem de Nossa Senhora de Vagos, sido trazida para a sua nova Capela, quando das ruínas da Capela antiga (Paredes da Torre), e quatro vezes se ter ela ausentado misteriosamente para a Capela primitiva.

Só à quarta vez se reparou que não tinham sido transferidos os ossos de Estêvão Coelho, e que as retiradas que a Senhora fazia eram nascidas de querer acompanhar o seu devoto servo que na sua primeira Ermida estava sepultado; trasladados os ossos daquele, logo ficou a Senhora sossegada e satisfeita. Supõe-se que ainda hoje, à entrada do Templo existe uma pedra com o nome de Estêvão Coelho.

Outro grande milagre teve como cenário os campos de Cantanhede completamente áridos e impróprios para a cultura devido a uma seca que se prolongava há mais de quatro anos. A miséria e a fome alastrou de tal maneira por aquela região que todo o povo no auge do deserto elevava preces ao Céu, para que a chuva caísse.

Até que indo em procissão à Senhora da Varziela, ouviram um sino tocar para os lados do Mar de Vagos. Toda a gente tomou esse rumo. Chegados à Ermida de Nossa Senhora de Vagos, suplicaram a Deus que derramasse sobre as suas terras a tão desejada chuva o que de facto sucedeu. Em face de tão grandioso milagre, fizeram ali mesmo um voto de se deslocarem àquele local de peregrinação, distribuindo ao mesmo tempo as pobres esmolas, dinheiro, géneros, etc. ... Ainda hoje essa tradição se mantém numa manifestação de Fé e Amor. Ainda hoje o pão de Cantanhede continua a ser distribuído em grande quantidade no largo da Nossa Senhora de Vagos.

Perto do actual santuário que pelas lápides sepulcrais aí existentes, remota ao século dezassete, construíram-se umas habitações onde de vez em quando se recolhiam em oração os Condes de Cantanhede e os Srs. de Vila Verde. Hoje, já não existem vestígios dessas habitações.
Ir para o topo Ir para baixo
https://lendasecalendas.forumeiros.com
 
Lenda da Nossa Senhora de Vagos (Aveiro)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Lenda da Senhora do Monte (Leiria)
» Lenda do Lidador ou a Lenda da Porta da Traição (Óbidos)
» A Senhora da Lapa
» O Milagre da Senhora do Monte
» A Senhora da Gaiola (Leiria)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Lendas & Calendas :: Lendas e Contos Tradicionais :: Lendas, Mitos e Contos Tradicionais Portugueses-
Ir para: