Lendas & Calendas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Lendas & Calendas

Fórum dedicado a algumas belas histórias e curiosidades dos países de língua portuguesa.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Pinturas...
A Galinha Perdida... EmptyQui Abr 30, 2020 10:52 pm por Admin

» Falar é facil
A Galinha Perdida... EmptyDom Dez 11, 2016 8:18 pm por Contos Infantis

» Pintores...
A Galinha Perdida... EmptyTer Jun 14, 2016 7:09 pm por Admin

» Lenda da Serra do Nó (Viana do Castelo)
A Galinha Perdida... EmptyDom Nov 09, 2014 10:39 pm por Admin

» A gaivota que não queria ser
A Galinha Perdida... EmptyTer Ago 14, 2012 3:12 pm por Contos Infantis

» Vida Depois da Morte...
A Galinha Perdida... EmptyQua maio 02, 2012 11:10 pm por Admin

» Café em Roma...
A Galinha Perdida... EmptyQua Mar 14, 2012 4:07 pm por Admin

» O Criador de Galinhas...
A Galinha Perdida... EmptySeg Mar 12, 2012 8:59 pm por Admin

» Pobres Monges...
A Galinha Perdida... EmptySex Fev 24, 2012 8:13 pm por Admin

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum

Parceiros








 

 A Galinha Perdida...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 412
Data de inscrição : 11/01/2009

A Galinha Perdida... Empty
MensagemAssunto: A Galinha Perdida...   A Galinha Perdida... EmptyTer Dez 29, 2009 2:47 am

Esta galinha tinha-se distraído e avançara para longe do pátio do quintal. Bica aqui, bica acolá, à cata do escaravelho cascudo ou da minhoca tenra, perdera-se das companheiras e ai que desceu a noite.
Por prudência, não se aventurou por descaminhos, ao calhar, apesar de a Lua prometer boa companhia.
- Mais depressa chegarei amanhã, à primeira luz do alvorecer - disse de si para si a galinha. - Ainda se tivesse pintos à minha espera, arriscava, mas como os últimos que tive já cantam de galo, não me ralo.
Procurou poleiro num ramo alto de uma árvore e, lá chegada, aninhou-se, nem que estivesse em casa.
Ela a fechar os olhos de sono, quando sentiu uma restolhada, na base do tronco. Por prudência, saltou para um ramo mais acima e esperou, de olhinho alerta.
Era a raposa, que farejava presa de apetite.
- Senhora galinha, onde está que não a enxergo?
- Estou onde estou e bem muito obrigada - respondeu a galinha, que não estava para conversas.
- O seu estado põe-me em cuidado - persistia a velhaca. - Com esta aragem da noite, ainda apanha um resfriamento.
- Não se preocupe e vá à sua vida, senhora raposa.
- Preocupo-me e muito. Anda tanta humidade no ar, que não há melhor abrigo do que a capoeira. Quer que lhe indique o caminho?
A galinha nem respondeu. Teimava a raposa:
- Além do mais há o perigo das cobras? Se fosse a si descia donde está.
A galinha nem tugiu.
- O que mais me aflige é a sua saúde. Aí em cima, parada ao frio, constipa-se, engripa-se, ganha febre? Não terá já?
- Sou capaz de ter - disse a galinha, só para dizer qualquer coisa.
- Então desça que eu lhe tiro a temperatura e ausculto e examino a garganta. Tenho estudos de medicina veterinária, não sabia?
- Desculpe, senhora raposa, mas eu só me consulto com o meu médico - disse a galinha, rindo-se por dentro.
- E quem é que a assiste, pode-se saber?
- É o Fiel, o cão da quinta, que eu mandei chamar e está aí não tarda.
A raposa alarmou-se:
- E ele virá?
- Já o oiço - disse a galinha.
- Sendo assim, vou-me embora eu, que não gosto de fazer concorrência a colegas de profissão.
E a raposa fugiu, de rabo entre as pernas.
Mais sossegada, a galinha escondeu a cabeça na asa e adormeceu. Nem sempre a raposa é a mais matreira?
Ir para o topo Ir para baixo
https://lendasecalendas.forumeiros.com
 
A Galinha Perdida...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Nunca Comas Galinha...
» De grão em grão a galinha enche o papo...
» Homem com homem, mulher com mulher, faca sem ponta, galinha sem pé...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Lendas & Calendas :: Lendas e Contos Tradicionais :: Contos Infantis Portugueses-
Ir para: