Lendas & Calendas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Lendas & Calendas

Fórum dedicado a algumas belas histórias e curiosidades dos países de língua portuguesa.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Pinturas...
A Carochinha e o João Ratão... EmptyQui Abr 30, 2020 10:52 pm por Admin

» Falar é facil
A Carochinha e o João Ratão... EmptyDom Dez 11, 2016 8:18 pm por Contos Infantis

» Pintores...
A Carochinha e o João Ratão... EmptyTer Jun 14, 2016 7:09 pm por Admin

» Lenda da Serra do Nó (Viana do Castelo)
A Carochinha e o João Ratão... EmptyDom Nov 09, 2014 10:39 pm por Admin

» A gaivota que não queria ser
A Carochinha e o João Ratão... EmptyTer Ago 14, 2012 3:12 pm por Contos Infantis

» Vida Depois da Morte...
A Carochinha e o João Ratão... EmptyQua maio 02, 2012 11:10 pm por Admin

» Café em Roma...
A Carochinha e o João Ratão... EmptyQua Mar 14, 2012 4:07 pm por Admin

» O Criador de Galinhas...
A Carochinha e o João Ratão... EmptySeg Mar 12, 2012 8:59 pm por Admin

» Pobres Monges...
A Carochinha e o João Ratão... EmptySex Fev 24, 2012 8:13 pm por Admin

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum

Parceiros








 

 A Carochinha e o João Ratão...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 412
Data de inscrição : 11/01/2009

A Carochinha e o João Ratão... Empty
MensagemAssunto: A Carochinha e o João Ratão...   A Carochinha e o João Ratão... EmptyQua maio 27, 2009 8:11 pm

Há muito tempo, uma Carochinha, muito vaidosa, decidiu que queria casar...
Reza a história, bem velhinha, que havia uma Carochinha, que por ser engraçadinha, teimou que haveria de casar.

Certo dia, quando estava a varrer a cozinha, encontrou uma moeda de cinco réis e correu para ir dizer à vizinha que já não tinha de esperar. Vaidosa como era, escolheu o seu melhor vestido e foi pôr-se à janela para se arranjava marido. Pensou como deveria começar e decidiu cantar:

- Quem quer casar com a Carochinha, que formosa e bonitinha?
- Muuuu!! Muuuu!! Quero eu, quero eu! - mugiu o Boi mostrando-se muito
interessado - Se casares comigo, vais andar o dia inteiro no prado;
- Que voz é essa? Com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! Contigo é que não quero casar! E, além disso, tenho pressa.

Como era o primeiro pretendente, não ficou desanimada e continuou a perguntar, desta vez com uma voz mais alegre e um aperto no coração.

- Quem quer casar com a Carochinha que é formosa e bonitinha?

Mal tinha acabado de última palavra, apareceu o Cão que ladrava e gania de animação.

- Ão, ão! Quero eu, quero eu! Se casares comigo, tens uma casota toda janota e comida saborosa que me dá a D. Rosa.
- Ai pobre de mim! Que alarido! - queixou-se dando um suspiro; Com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! Não, não me serves para
marido.

Ficou a ver o Cão a afastar-se com as orelhas baixas e o rabo entre as pernas, e voltou a tentar a sua sorte. Quem quer casar com a Carochinha que é formosa e bonitinha? Muito gorducho e envergonhado, aproximou-se o
Porco com um rabo que mais parecia um saca-rolhas e o focinho molhado.

- Oinc! Oinc! Quero eu, quero eu! Sou muito comilão, mas também dizem que sou bonacheirão.
- És muito simpático e pareces ser divertido. Mas com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! Também não me caso contigo.

Depois, encheu o peito de ar, sorriu e voltou a perguntar:

- Quem quer casar com a Carochinha que é formosa e bonitinha?

Com peito inchado, penas coloridas e luzidias, candidatou-se o Galo que resolveu cantar para impressionar.

- Cocorocó! Cocorococó! Quero eu, quero eu! Se casares comigo, vais madrugar.
- Galo garnisé, com tanto banzé acordavas-me a mim e aos meninos de
noite! E, sem dormir, íamos passar o tempo a refilar.

A nossa amiga queria mesmo casar, por isso tinha de continuar. Quem quer casar com a Carochinha que é formosa e bonitinha? Com um miar meigo e a cauda bem levantada, aproximou-se o Gato janota a ronronar.
- Miau, renhaunhau. Quero eu, quero eu! Se gostas de leite, peixe fresquinho e
de apanhar banhos de sol nos telhados, então podemos casar.

- Banhos de sol talvez; Mas leite? Peixe fresquinho? E, com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! Não, não é contigo que vou subir ao altar.

Seria possível? Seria assim tão difícil encontrar alguém que não fosse barulhento? Mas foi então que reparou em alguém que se aproximava a passo lento.

- Oin, in, oin. Quero eu, quero eu!; zurrou o Burro. Olha, se casares
comigo, não vais dormir ao relento.

- Mas com essa voz, acordavas-me a mim e aos meninos de noite! A minha vida ia ser um verdadeiro tormento!

Como já era tarde, a Carochinha pensou que seria melhor ir tratar do jantar, mas foi então que ouviu chiar

- Hi, hi! E a mim, não vais perguntar se quero casar?

Com um sorriso de felicidade por alguém tão simpático e com uma voz tão fininha, a Carochinha correu para o pátio.

- Como te chamas?

- Sou o Ratão. Queres casar comigo ou não?

A Carochinha convidou-o a entrar, pois tinham muito que conversar e uma data de casamento para marcar. Enviaram os convites, compraram a roupa e prepararam a boda a rigor com o senhor prior.

Domingo era o grande dia! A noiva foi a última a entrar na igreja e estava linda, de causar inveja. O João Ratão estava orgulhoso mas também muito nervoso. Trocaram juras de amor eterno e, no fim, choveu porque era Inverno.

Foi então que o João Ratão se lembrou da viagem ao Japão. Correu para casa, porque se tinha esquecido das luvas, mas sentiu um cheirinho gostoso e, acabou por ir espreitar o caldeirão. Pouco depois, a Carochinha achou melhor ir procurar o marido que estava a demorar.

- João Ratão, encontraste as luvas? chamou ela ao entrar.

Procurou, procurou quando chegou perto do caldeirão, quase desmaiou e gritou:

- Ai o meu marido, o meu rico João Ratão, cozido e assado no caldeirão! E assim acaba a história da linda Carochinha, que ficou sem o João Ratão, pois era guloso e caiu no caldeirão.
Ir para o topo Ir para baixo
https://lendasecalendas.forumeiros.com
 
A Carochinha e o João Ratão...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Origem da Aldeia de João Pires (Penamacor)...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Lendas & Calendas :: Lendas e Contos Tradicionais :: Contos Infantis Portugueses-
Ir para: