Lendas & Calendas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Lendas & Calendas

Fórum dedicado a algumas belas histórias e curiosidades dos países de língua portuguesa.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Últimos assuntos
» Pinturas...
Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptyQui Abr 30, 2020 10:52 pm por Admin

» Falar é facil
Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptyDom Dez 11, 2016 8:18 pm por Contos Infantis

» Pintores...
Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptyTer Jun 14, 2016 7:09 pm por Admin

» Lenda da Serra do Nó (Viana do Castelo)
Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptyDom Nov 09, 2014 10:39 pm por Admin

» A gaivota que não queria ser
Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptyTer Ago 14, 2012 3:12 pm por Contos Infantis

» Vida Depois da Morte...
Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptyQua maio 02, 2012 11:10 pm por Admin

» Café em Roma...
Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptyQua Mar 14, 2012 4:07 pm por Admin

» O Criador de Galinhas...
Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptySeg Mar 12, 2012 8:59 pm por Admin

» Pobres Monges...
Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptySex Fev 24, 2012 8:13 pm por Admin

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum

Parceiros








 

 Comadre Morte (Conto Tradicional)...

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 412
Data de inscrição : 11/01/2009

Comadre Morte (Conto Tradicional)... Empty
MensagemAssunto: Comadre Morte (Conto Tradicional)...   Comadre Morte (Conto Tradicional)... EmptySex Dez 25, 2009 3:14 pm

Havia um homem que tinha tantos filhos, tantos que não havia ninguém na freguesia que não fosse compadre dele e vai a mulher teve mais um filho. Que havia do homem fazer? Foi por esses caminhos fora a ver se encontrava alguém que convidasse para compadre.

Encontrou um pobrezito e perguntou-lhe se queria ser compadre dele.

– Quero; mas tu sabes quem eu sou?

– Eu sei lá; o que eu quero é alguém para padrinho do meu filho. – Pois, olha, eu cá sou Deus.

– Já me não serves; porque tu dás a riqueza a uns e a pobreza a outros.

Foi mais adiante; e encontrou uma pobre e perguntou-lhe se queria ser comadre dele.

– Quero; mas sabes tu quem eu sou?

– Não sei.

– Pois, olha, eu cá sou a Morte.

– És tu que me serves, porque tratas a todos por igual.

Fez-se o baptizado e depois disse a Morte ao homem:

– Já que tu me escolheste para comadre, quero-te fazer rico. Tu fazes de médico e vais por essas terras curar doentes; tu entras e se vires que eu estou à cabeceira é sinal que o doente não escapa e escusas de lhe dar remédio; mas se estiver aos pés é porque escapa; mas livra-te de querer curar aqueles a que eu estiver à cabeceira, porque te dou cabo da pele.

Assim foi. O homem ia às casas e se via a comadre à cabeceira dos doentes abanava as orelhas; mas se ela estava aos pés receitava o que lhe parecia. Vejam lá se ele não havia de ganhar fama e patacaria, que era uma coisa por maior! Mas vai uma vez foi a casa dum doente muito rico e a Morte estava à cabeceira; abanou as orelhas; disseram-lhe que lhe davam tantos contos de réis se o livrasse da Morte e ele disse:

– Deixa estar que eu te arranjo, e pega no doente e muda-o com a cabeça para onde estavam os pés e ele escapa.

Quando ia para casa sai-lhe a comadre ao caminho:

-Venho buscar-te por aquela traição que me fizeste.

– Pois, então, deixa-me rezar um padre-nosso antes de morrer.

– Pois reza.

Mas ele rezar; qual rezou! Não rezou nada e a Morte para não faltar à palavra foi-se sem ele.

Um dia o homem encontra a comadre que estava por morta num caminho; e ele lembrou-se do bem que ela lhe tinha feito e disse:

– Minha rica comadrinha, que estás aqui morta; deixa-me rezar-te um padre-nosso por tua alma.

Depois de acabar, a Morte levantou-se e disse:

– Pois já que rezaste o padre-nosso, vem comigo.

O homem era esperto; mas a Morte ainda era mais; pois não era?
Ir para o topo Ir para baixo
https://lendasecalendas.forumeiros.com
 
Comadre Morte (Conto Tradicional)...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O Sal e a Água (Conto Tradicional)...
» Sempre Não (Conto Tradicional)...
» O Boi Cardil (Conto Tradicional)...
» Os Três Conselhos (Conto Tradicional)...
» O Cego e o Moço (Conto Tradicional)...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Lendas & Calendas :: Lendas e Contos Tradicionais :: Lendas, Mitos e Contos Tradicionais Portugueses-
Ir para: